Fórum de Psiquiatria e Saúde Mental
O início do século XXI coloca questões fundamentais para o campo da psiquiatria e da saúde mental. A notável influência das neurociências e da psicofarmacologia na sociedade contemporânea exige que os profissionais da saúde mental, inclusive os psiquiatras, mantenham uma discussão clínica permanente que permita avaliar criticamente as informações produzidas no vasto campo das neurociências e refletir sobre as implicações éticas colocadas pelas novas biotecnologias na prática médica.
Atualmente a OMS e o Ministério da Saúde reconhecem e preconizam oficialmente a transformação do modelo de assistência psiquiátrica, o que também impõe a necessidade de se formar profissionais do campo da saúde mental, dentre eles psiquiatrias, habilitados a trabalhar nas novas instituições, que requerem práticas clínicas multidisciplinares e diferentes das instituições psiquiátricas tradicionais.
Sensíveis à essas necessidades, psiquiatras de diversas regiões do Brasil decidiriam junto com demais profissionais da saúde mental, criar o Fórum de Psiquiatria e Saúde Mental. Este espaço se propõe a fomentar o diálogo dos saberes que constituem esse campo, estimulando a discussão, formação e publicação de idéias sobre os novos desafios que se colocam para uma reflexão crítica no campo da Psiquiatria e da Saúde Mental.